top of page

DNIT aprova intervenções para acessos na Perimetral Leste de Foz


Prefeito Chico Brasileiro esteve em reunião nesta quarta-feira (15) sobre a proposta; com a sinalização positiva, Município irá desenvolver os projetos


O Departamento Nacional de Infaestrutura de Transportes (DNIT) aprovou, em reunião com o prefeito Chico Brasileiro nesta quarta-feira (15), a execução de três intervenções para acesso rodoviário na Perimetral Leste de Foz do Iguaçu. A via, de aproximadamente 15 quilômetros, vai ligar as aduanas da nova ponte com o Paraguai e da Argentina à BR-277, na saída da cidade.


"Buscamos, junto ao DNIT, autorização para executar as intervenções necessárias no leito da Perimetral Leste, de modo a evitar o isolamento de bairros inteiros quando a via estiver concluída", disse Chico Brasileiro.


O prefeito lembra que as propostas de melhoria dos acessos já haviam sido encaminhadas junto ao órgão, na primeira metade de maio.


"Agora, tivemos a confirmação destas obras e, para isso, iremos desenvolver os projetos necessários", ressaltou. O compromisso do DNIT foi assumido pelos engenheiros Marcelo e Lúcio, que são responsáveis pela análise e aprovações de projetos referentes às intervenções que a Prefeitura de Foz do Iguaçu propõe para a Perimetral Leste.


De acordo com o secretário de Planejamento de Foz do Iguaçu, Leandro Costa, as intervenções de acesso propostas ao DNIT incluem uma alça de saída da Perimetral Leste no Porto Meira, para quem trafega no sentido Paraguai ao Brasil pela Ponte da Integração. "Explicamos esta possibilidade e eles não viram nenhum problema, acataram a nossa proposição", informou.



Trincheiras de passagens

As outras duas intervenções apresentadas aos engenheiros do DNIT são referentes a duas trincheiras: a primeira no cruzamento da Perimetral com a Avenida República Argentina e ou na BR-277. "A possibilidade de fazer duas trincheiras de passagem, de conexão de duas coletoras que temos no nosso sistema viário, e também não vislumbraram nenhum problema, nenhum ônus disso", explicou Leandro.


"Com isto, nestes três pontos, os engenheiros liberaram a gente para desenvolver os projetos para submeter a análise oficial deles através de projetos", adiantou o secretário. "Agora vamos seguir com este trabalho na Prefeitura, que é o desenvolvimento destes projetos para submeter a aprovação do DNIT", concluiu.


A Perimetral Leste, terá aproximadamente 15 quilômetros de extensão e vai ligar as aduanas da Ponte da Integração Brasil-Paraguai e da Argentina à BR-277, próximo à saída de Foz do Iguaçu. As obras da nova via são executadas com recursos da Itaipu Binacional, dentro do projeto da nova ponte internacional, que vai unir o bairro Porto Meira ao município de Presidente Franco (Paraguai).


Além do prefeito Chico Brasileiro edo secretário Leandro Costa, participaram da reunião no DNIT os presidente da Câmara, Ney Patrício, e o vereador Alex Meyer.

5 visualizações0 comentário
bottom of page