Coordenadoras dos Clubes de Mães participam de oficina de culinária


Elas aprenderam a produzir molhos de tomates caseiros e conservas de cenoura; venda dos produtos podem auxiliar na renda familiar dessas mulheres


A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, em parceria com o Banco de Alimentos, promoveu esta semana uma oficina de molho de tomate caseiro e conservas de cenoura para as coordenadoras dos clubes de mães da região Norte da cidade.


O curso, com duração de três horas, teve como objetivo trabalhar o reaproveitamento dos alimentos e ensinar novas técnicas às coordenadoras, que serão disseminadoras do conteúdo.


“Nosso objetivo é que elas aprendam e levem adiante o conhecimento para todas as mulheres dos clubes de mães. Como são muitas mulheres, não conseguimos atender a todas, mas, desta forma, conseguimos fazer com que o aprendizado chegue até elas”, explicou a secretária Kelyn Trento. O preparo de compotas, conservas e molhos também auxilia na renda familiar dessas mulheres.


Outra questão importante é o reaproveitamento de frutas, verduras e legumes. “Essas mulheres recebem as doações do Banco de Alimentos e, nestes encontros, entendem a importância de utilizar os talos, as cascas, folhas e tudo o que for possível reaproveitar”, disse a coordenadora dos clubes de mães, Myrian Concepcion Bervian.


A oficina foi ministrada pela professora voluntária Creuza Madalena Parmezan de Melo e pela nutricionista Lucineia Schons. Outros cursos estão sendo programados pela Secretaria de Direitos Humanos, como o preparo de geleias. “Essa primeira oficina nos serviu como um projeto-piloto, para ver como seria. Ficamos muito satisfeitas porque mesmo com chuva, todas compareceram” reiterou Myriam.


Além destas oficinas, os clubes de mães realizam cursos de pintura em tecido e costura criativa, em parceria com a Fundação Cultural. Foz do Iguaçu tem hoje 70 clubes de mães.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=50108

0 visualização0 comentário