top of page

Comitivas internacionais se encantam com atrativos turísticos da Itaipu Binacional


Representantes de universidade dos Estados Unidos e do governo da Tanzânia foram atendidos pela Divisão de Relações Públicas da empresa.


A Itaipu Binacional recebeu, nesta segunda-feira (26), duas visitas de instituições internacionais. Representantes do Ministério de Energia, da Tanzânia, e da Duke University, dos Estados Unidos, estiveram na binacional para conhecer os atrativos turísticos e saber mais sobre as ações nas áreas socioambiental e de produção de energia.


Segundo a presidente do Conselho de Energia Rural do Ministério de Energia da Tanzânia, Janet Zebedayo Mbene, a comitiva tanzaniana está no País para aprender sobre as ações do governo na área das energias renováveis. “O Brasil nos traz grandes lições. Vamos recomendar ao nosso governo que enviem representantes para cá ou convidem especialistas do Brasil para trocar experiências. A cooperação Sul-Sul é muito importante para nós”, afirmou.


Além de conhecer os atrativos turísticos da Itaipu, a comitiva coletou informações sobre os projetos de energias renováveis no meio rural e outras ações como as mitigações das usinas hidrelétricas com o replantio de árvores no entorno do lago, o cuidado com os animais e, principalmente, as ações sociais na região de influência do reservatório. “Com certeza, nós podemos replicar em nosso país muito do que vocês fazem aqui em Itaipu”, concluiu.


Também esteve na Itaipu uma comitiva da Duke University, instituição fundada em 1838 e localizada na cidade de Durham, no estado da Carolina do Norte, numa região conhecida como o Triângulo de Pesquisa, nos Estados Unidos, ou o “Novo Vale do Silício”. Em março de 2021, ela foi reconhecida pelo Times Higher Education como a 20ª melhor universidade do mundo. Nos Estados Unidos, é considerada a 5ª melhor.


Visitas internacionais


Só em 2023, foram atendidos pela área de Relações Públicas da Itaipu representantes de empresas e de instituições de Portugal, Argentina e Índia. De 1977 até 31 de dezembro de 2022, foram registradas mais de 25 milhões de visitas a Itaipu, procedentes de 211 países e territórios. No total, foram 2.926.877 brasileiros, 4.310.367 paraguaios, além de 408.306 alemães, 375.074 uruguaios e 317.100 chilenos, entre outras nacionalidades.


Ao longo desses anos, várias visitas ilustres passaram pela usina e deixaram sua marca, com plantio de árvores no Bosque do Visitantes. Entre elas, a família real da Dinamarca, que por mais de uma vez esteve em Itaipu; o chanceler Helmut Kohl, considerado o “pai” da reunificação da Alemanha; e a ex-primeira-dama da França Danielle Miterrand, que veio como presidente da Fundação France Liberté.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page