top of page

Centro Pop é a porta de entrada para o acolhimento de pessoas em situação de rua


Foz do Iguaçu dispõe de três casas de passagens com capacidade para 150 pessoas; locais ofertam alimentação, orientação para higiene pessoal e serviços assistenciais


A Prefeitura de Foz do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, mantém como prioridade o serviço especializado de abordagem social e o acolhimento para pessoas em situação de rua. Os serviços não pararam desde o início da pandemia e foram fortalecidos com a ampliação de vagas nas três casas de passagem.


Qualquer pessoa em situação de rua pode procurar o Centro Pop (Centro Especializado de Assistência Social para a População em Situação de Rua), no Jardim São Paulo, para buscar o atendimento. O funcionamento é das 7h às 19 horas, todos os dias.

As situações de rua também podem ser relatadas pelo telefone da Abordagem Social - 08000 45 14 07. Neste caso, as equipes de educadores sociais farão a abordagem e encaminharão a pessoa até o Centro Pop, onde ela será direcionada a uma das três casas de passagem. Este serviço funciona 24 horas, diariamente.

Estrutura

As casas funcionam como um abrigo provisório, onde jovens, adultos e idosos podem permanecer por até 90 dias. Nos locais são disponibilizadas refeições, produtos de higiene pessoal e roupas. Também são promovidas ações para o fortalecimento da autonomia da população em situação de rua.

“O intuito é possibilitar a reinserção familiar ou comunitária, encaminhando estas pessoas para cursos profissionalizantes, ao mercado de trabalho, ofertando atendimento médico e auxiliando na emissão de documentos”, explicou Elias de Oliveira, secretário de Assistência Social.

Triagem


No primeiro atendimento pelo Centro Pop é feita uma triagem e o encaminhamento, conforme o perfil de cada pessoa. A Casa de Passagem I – Mão Amiga, localizada no Jardim São Paulo, atende idosos, famílias ou mulheres com crianças. A Casa de Passagem II, no Porto Belo, atende somente o público masculino e a Casa de Passagem III – Albergue Noturno Lar Esperança, no Jardim América, atende homens e mulheres, com prioridade de vagas para migrantes e refugiados.


Números


De acordo com o Boletim da Vigilância Socioassistencial, publicado em 2020 pela Secretaria de Assistência Social, o Creas Pop atendeu 2.220 pessoas em 2018 e 2.929 em 2019. A média é de 250 atendimentos por mês. Os dados evidenciam que houve um aumento no volume de atendimentos nos últimos anos e mostram o quanto Foz do Iguaçu tem avançado na luta pela garantia de direitos e inclusão social das pessoas em situação de rua, o que significa dizer que a Política Municipal de Assistência Social reconhece o tema como prioridade.


Serviços


O Centro Pop fica na Rua Monsenhor Guilherme, 527- Jardim São Paulo.

Funcionamento: Diariamente, das 7h às 19h.

Telefone: 3901-3261.


Serviço de Abordagem Social: - 08000 45 14 07.

Funcionamento 24h.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia-47658

1 visualização0 comentário
bottom of page