top of page

Carnaval confirma ano excepcional ao turismo de Foz do Iguaçu, diz Chico Brasileiro


Cidade espera receber 75 mil turistas no feriado prolongado de 17 a 22 de fevereiro


As prévias da ocupação hoteleira e de visitantes nos principais atrativos durante o Carnaval confirmam o ano excepcional ao turismo e da economia de Foz do Iguaçu, afirma o prefeito Chico Brasileiro, ao analisar as projeções do setor para o feriado nacional prolongado, de 17 a 22 de fevereiro. A cidade espera receber mais de 75 mil turistas se incluir o turismo rodoviário e os visitantes da região e das cidades paraguaias e argentinas próximas a tríplice fronteira.


"A ocupação hoteleira e a visitação estão em alta e o carnaval terá um pico maior ainda. O ano de 2023 será do turismo e do emprego plenos neste setor muito importante para a economia com impacto social muito positivo para Foz do Iguaçu", avalia Chico Brasileiro.


A rede hoteleira, com 26 mil leitos, estima uma ocupação média de 77% nos dias do carnaval, mas com reservas que chegam até 93%, conforme levantamento do SindHotéis. Além dos resorts (93%), os hotéis quatro estrelas têm 91% das reservas confirmadas, seguido de duas estrelas (84%), 5 estrelas (66%) e 3 estrelas com (49%). O sindicato espera confirmar os números na próxima semana e a expectativa é maior ainda.


“A visitação em janeiro manteve o ritmo dos últimos meses do ano passado. No Parque Nacional do Iguaçu, quase 210 mil pessoas visitaram as Cataratas”, apontou Chico Brasileiro. O movimento nas quedas foi 67% superior a janeiro do ano passado e de 86% do mesmo período antes da pandemia. Em 2022, quase 1,5 milhão foram ao atrativo.


No entanto, o prefeito e representantes do setor defendem uma métrica mais ampla de contagem dos turistas, incluindo o rodoviário. As estimativas apontam três milhões de visitantes por ano, o que pode passar para quatro milhões, se incluir a tríplice fronteira como destino único. Três países, um destino é o mote propagado pelo setor.


Mais de 50 mil


Foz do Iguaçu, de acordo com projeções dos principais atrativos turísticos, espera receber mais de 50 mil turistas durante o Carnaval, o que inclui os visitantes das cidades próximas que ficam em casas de amigos, parentes ou alugadas por aplicativos. “Esta movimentação excepcional deve manter uma lotação acima da média de bares e restaurantes”, comenta Chico Brasileiro.


O prefeito lembra que o feriado é o último antes da baixa temporada do turismo, período em que Foz já tem agendados ao menos seis congressos, convenções, fóruns e encontros em nível nacional e internacional. "Também teremos o Carnafalls, que volta depois de dois anos, e espera foliões da cidade, da região e da tríplice fronteira", disse. A Fundação Cultural preparou uma programação especial para a festa popular na Praça da Paz.


As estimativas de 2023 superam os números de 2022. Neste ano, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu mais de 23 mil visitantes no carnaval. A concessionária Urbia Cataratas deve anunciar em breve as medidas para receber um volume expressivo de visita às Cataratas do Iguaçu, principal termômetro do turismo da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.


Itaipu e Marco


A Itaipu Binacional também preparou uma operação especial para atendimento dos visitantes ao longo do feriado prolongado com o dobro de horários disponíveis nos atrativos da usina. Os visitantes serão recebidos por uma bandinha de Carnaval e poderão fazer fotos 360 graus, visitar o ecomuseu, refúgio e a própria usina.


O Marco das Três Fronteiras abrirá durante todos os dias no feriadão de carnaval, de sábado a terça-feira, das 14h às 21h. O mesmo deve acontecer com o Parque das Aves, Yup Star, Movie Cars e Dreams Park Show. As lojas francas, o comércio e a gastronomia de Puerto Iguazú (Argentina), os shoppings e as lojas de departamentos de Ciudad del Este também estudam ampliação dos horários de atendimento para atender os turistas.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=51509

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page