top of page

Campos Gerais segue exemplo de Foz do Iguaçu e quer se tornar destino halal


Associação dos Municípios da região assinou nesta quarta-feira (08) protocolo de intenções com a CDIAL Halal e Câmara de Comércio Árabe-Brasileira


Foz do Iguaçu, como município pioneiro do Brasil a iniciar um processo para se tornar um destino turístico halal, ou seja, que atenda às necessidades dos muçulmanos, participou nesta quarta-feira (08) da reunião da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, que assinaram com a CDIAL Halal e com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) protocolo de intenções de fomento ao turismo árabe-muçulmano na região.


Atualmente, Foz vem avançando nas tratativas do protocolo e conta com um grupo de trabalho no Conselho Municipal de Turismo (Comtur) dedicado à efetivação do documento, assinado na Expo Dubai 2020 pelo prefeito Chico Brasileiro, pelo governador Carlos Massa Junior e por representantes da CDIAL Halal e CCAB.


Além de prefeitos e lideranças da região, o evento teve a participação do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Ele apresentou o potencial da agropecuária paranaense, setor que representa cerca de 34% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, e destacou que o Paraná tem interesse em ampliar a relação com esse público.


O potencial dos Campos Gerais no mercado halal reflete a importância da região na área agropecuária e também da atividade turística. O mercado voltado aos muçulmanos nos Campos Gerais pode abranger químicos, armazéns, heparina, mel, pimenta, gelatina e colágeno. “Toda a cadeia é importantíssima”, ressalta Ali Saifi, CEO da certificadora halal que também esteve presente no encontro.


Segundo o State of the Global Islamic Economy, em 2019, mais de 200 milhões de muçulmanos viajaram pelo mundo, representando 12% dos 1.66 trilhões gastos em viagens pelo mundo. A iniciativa de Foz do Iguaçu e agora também dos Campos Gerais representa uma grande oportunidade de colocar o Brasil na rota destes turistas.


Também participaram do encontro o diretor de Assuntos Internacionais de Foz do Iguaçu, Jihad Abu Ali, representando o município; a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt; o prefeito de Castro e presidente da Associação de Municípios de Campos Gerais, Moacyr Fadel; e empresários locais.


(Com informações da AEN)


4 visualizações0 comentário
bottom of page