top of page

Caminhada marca Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla


Atividade organizada pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência em parceria com a Prefeitura de Foz terá início às 8h, em frente à Caixa Econômica da Av. Brasil


O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu, promove nesta sexta-feira (25) uma caminhada em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada entre os dias 21 a 28 de agosto.


A atividade terá início às 8h, com concentração em frente à Caixa Econômica da Avenida Brasil. Deste ponto, os participantes se deslocarão até a Câmara Municipal de Vereadores, onde será feito um ato com a entrega de reivindicações ao prefeito Chico Brasileiro e ao presidente da Câmara, João Morales.


Neste ano, a temática da edição é “Conectar e somar para construir inclusão”, a fim de dar visibilidade aos desafios atuais na luta pela acessibilidade e pela inclusão das pessoas com deficiência.


“Os desafios de inclusão são os da garantia do acesso à saúde, educação e assistência social, romper barreiras e tornar o olhar inovador para cumprir os direitos e também cobrar os deveres da sociedade civil, por isso estamos somando forças junto com todos”, ressaltou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Leonardo Correa Lugon.


A expectativa da organização é reunir em torno de 400 pessoas. Devem participar da caminhada a comunidade escolar da ACDD - A ACDD Associação Cristã de Deficientes Físicos, Nosso Canto – Centro de Adaptação Neurológica Total, Escola Alternativa, APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, além de representações das secretarias municipais da prefeitura.


A atividade integra uma programação que teve início na segunda-feira (21) e se estende até segunda-feira (28) com apresentações teatrais encenadas pelos alunos das instituições, exposições artísticas, lives com especialistas na modalidade de educação especial e trocas de experiências entre educadores com planejamento compartilhado entre as entidades.


Dados


De acordo com dados do Censo do IBGE 2010, há cerca de 58 mil pessoas em Foz com pelo menos uma deficiência, sendo 45.900 deficientes visuais, 11.646 deficientes auditivos, 16.306 deficientes físicos, 4.135 deficientes intelectuais e 10 não especificados. Isso significa que, de um total de 256.088 habitantes do Município naquele ano, 22% possuía ao menos um tipo de deficiência.


Avanços


A organização da sociedade civil e da atuação governamental tem sido fundamental para o avanço das políticas públicas para a população com deficiência. No último ano, em uma construção conjunta, um Grupo de Trabalho composto por membros representantes da sociedade civil e dos setores governamentais apresentou o Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que estabelece diretrizes para a Gestão Municipal para a área da Pessoa com Deficiência, para o período de 2022 a 2024.


Além do fortalecimento da agenda pública sobre o tema, o Município também avançou nos serviços de assistência às pessoas com deficiência. Atualmente, o serviço de referência é o CER IV - Centro de Especialidade em Reabilitação – que oferece atendimento multiprofissional para pessoas com quatro tipos de deficiência: física, visual, auditiva e intelectual.


O equipamento foi inaugurado em 2017 e conta com médicos especialistas como: otorrino, ortopedista, neurologista, psiquiatra, psicólogo, fonoaudióloga, fisioterapeuta, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, pedagoga, terapeuta ocupacional serão responsáveis pelo atendimento de forma individual ou em grupo.


O prédio abriga consultórios para as especialidades atendidas, sala de atendimento terapêutico adulto e infantil, área de convivência interna, sala de orientação, mobilidade e laboratório de prótese ocular. Mais de 20 mil pacientes foram atendidos pelo CER IV desde 2018.


A prefeitura também possui convênios com as entidades que atuam no atendimento às pessoas com deficiência.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=52505

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page