top of page

#CafeOncoFoz completa três anos com atuação marcante no Centro de Oncologia do HMCC


Idealizado por voluntários, o projeto ajuda pacientes oncológicos em tratamento, com doações de alimentos e ações diversas.


O grupo de voluntários #CafeOncoFoz completa, nesta sexta-feira, dia 5, três anos de atividades no Centro de Oncologia do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC). Com uma atuação voltada para o auxílio de pacientes em tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os voluntários buscam ajudar com alimentos e ações que renovam a autoestima.


Formado por amigos que se sensibilizaram com a causa, o grupo é responsável por entregar mais de 5.200 suplementações oncológicas e realizar atividades como dia de beleza, cortes de cabelo, sessão de fotos, maquiagem, entre outras. "Eu acredito muito no poder do voluntariado. Faz milagres não só na vida de quem recebe, mas de nós que ajudamos também", afirmou a coordenadora e idealizadora do projeto, Helena Bragagnolo. Para ela, este trabalho é uma paixão. "É muito bom falar desse projeto que contribui para o corpo e para a alma", destacou.


O #CafeOncoFoz oferece, quatro vezes por semana, cafés da manhã aos pacientes. Além disso, o grupo busca ajudar com doações individuais e coletivas, até mesmo para o hospital. "Já doamos televisões, aparelhos de DVD, poltronas para os acompanhantes, fizemos plotagens em quartos e nas salas de quimioterapia, radioterapia e braquiterapia, tudo isso contribui para amenizar o período do tratamento em que eles estão aqui no hospital", contou Helena.


Em casa, os pacientes já receberam alimentos, pomadas para tratamento, produtos de limpeza, mantas e roupas. O grupo de voluntários também realiza eventos que contribuem para arrecadação de fundos e compra de itens para doação.


Segundo o diretor técnico do HMCC, Dr. Rodrigo Romanini, o grupo é essencial na recuperação dos pacientes, pois atua de uma forma humanizada e de cuidado. "Os pacientes estão aqui para serem tratados e, enquanto nossos profissionais cuidam da saúde no tratamento oncológico, os voluntários cuidam da vida, das necessidades, daqueles momentos que renovam a autoestima de quem está doente", salientou o diretor.


O diretor superintende do hospital, Fernando Cossa, agradeceu ao grupo. "O #CafeOncoFoz faz um trabalho significativo. Um muito obrigado, especialmente à Helena que motiva os voluntários e toma à frente deste gesto", disse o diretor, e complementou: "tudo isso reforça a nossa atenção por quem está aqui, reflete no atendimento dos pacientes. É um trabalho em conjunto", finalizou.

3 visualizações0 comentário
bottom of page