top of page

Boletim Informativo: OBRA NOVA PONTE BRASIL X PARAGUAI


No mês de dezembro, o foco principal na margem brasileira foi o andamento dos serviços de mesoestrutura e processo de deslocamento do 3º trecho concretado que possui 20m de largura e 27m de comprimento interligando o conjunto: aduela metálica, 1º trecho e 2º trecho, totalizando aproximadamente 100m de comprimento. Na margem paraguaia, ocorreu principalmente a preparação do 1ª trecho em concreto a ser deslocado, que possui 20,5m de largura e 26m de comprimento com as seguintes etapas executivas: cimbramento, ferragens e formas. No ano de 2020 foram construídos os 12 pilares dos apoios intermediários. A ligação entre os pilares é realizada através da execução das travessas com previsão de conclusão no 1º semestre de 2021.

Ainda em 2020, iniciou-se as execuções dos apoios principais em ambos os países: no Brasil, a execução do apoio principal foi de aproximadamente 82m de altura e no Paraguai o apoio totaliza 61m concretados. Como previsto, em 2020 também foram executadas as montagens das aduelas de arranque metálica brasileira e paraguaia. Cada aduela metálica é composta por duas longarinas principais e sete transversinas metálicas, soldadas entre si, tendo como previsão de finalização das soldas ainda em dezembro de 2020.

Para a realização de todos esses serviços ao longo do ano, estima-se que aproximadamente 470 colaboradores ocuparam funções de diversas áreas de atuação: carpinteiros, soldadores, armadores, operadores, entre outros, em grande maioria, as atividades ocorreram em turnos de 24 horas. Em 2021, estima-se que o ritmo de trabalho seja crescente com o avanço da obra.

27 visualizações0 comentário
bottom of page