Bate-papo na recepção das unidades de saúde esclarece dúvidas e melhora atendimento


A iniciativa visa fortalecer o vínculo com o paciente e levar informações sobre programas e serviços desenvolvidos pelas equipes da Estratégia Saúde da Família


Os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde ganharam uma nova dinâmica que está ampliando o acesso do iguaçuense ao leque de serviços do Programa Estratégia de Saúde da Família. Enquanto aguardam atendimento na recepção, os pacientes conversam com o profissional de enfermagem, que tira dúvidas, fala sobre serviços disponíveis e faz encaminhamentos para as equipes multiprofissionais.


A iniciativa é da Diretoria de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, que percebeu a falta de informações sobre o funcionamento das Unidades Básicas e o que ofertam para o cidadão, problemas que aumentam a demanda por agenda médica e prejudicam a qualidade do atendimento dos usuários da rede pública de saúde.


“A meta é a melhoria da qualidade de vida da população”, explica a secretária de Saúde, Jaqueline Tontini. Ela ressalta que as equipes multiprofissionais têm uma lista de serviços e programas que resultam diretamente na saúde do individuo. “Incluindo esse paciente nas atividades da unidade, melhoramos a sua saúde. Isso significa menos fila e mais qualidade no atendimento”.


A diretora de Atenção Básica, Márcia Batista, conta que é um trabalho de “formiguinha”, mas que tem resultados positivos imediatos. “Um vai contando para o outro e muitas vezes o paciente pode ser encaminhado para a equipe multiprofissional, sem passar por consulta,” esclarece a diretora. “Informado, ele é acolhido, sai da fila e, se necessário, é direcionado para algum grupo de atividade”, exemplifica.


Judite Lorenzini é moradora do Jardim São Roque. Chegou cedo na UBS para a consulta agendada e foi surpreendida pela conversa entre os presentes e a enfermeira. “Soube que eu posso fazer minha fisioterapia aqui sem deslocar para outra região. Foi esclarecedor esse bate-papo logo cedo. A gente se informa e não perde tempo”, contou animada e bastante interessada nas demais atividades desenvolvidas dentro do distrito.


Estratégia Saúde da Família


Entre os serviços presentes na Estratégia da Saúde da Família consta o acolhimento, que acontece no momento em que o paciente chega em uma UBS e recebe o direcionamento correto. A partir desse primeiro contato, são realizados acompanhamentos, agendamentos médicos e encaminhamentos para as equipes multiprofissionais.


Na equipe multi são monitorados os pacientes com doenças crônicas como hipertensão, diabetes, além dos tratamentos odontológicos, acompanhamentos com psicólogos, realizados pré-natal e puericultura, renovação de receitas, aferição de sinais vitais, curativos, entregas de preservativos e anticoncepcionais, exame preventivo, imunização, nebulização, testes rápidos de gravidez, visita domiciliar e educação em saúde com nutricionistas e ginástica em grupo.


A conversa com os pacientes que aguardam atendimento nas UBS´s é realizada nas primeiras horas da manhã – entre 8h e 8h30 – porém, a população pode buscar informação com a equipe de enfermagem ou com o gerente da unidade sempre que tiver alguma dúvida sobre a oferta de serviços e programas ou solicitação não atendida.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=50783

0 visualização0 comentário