Animação toma conta dos alunos no retorno às salas de aula


Segundo semestre será marcado pela recomposição de aprendizagens, reforço das aulas de português e matemática e ampliação das atividades no contraturno


Mais de 27 mil alunos da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu retornam nesta terça-feira (26) às salas de aula após uma semana de recesso escolar. Pela manhã, o clima foi de animação nas escolas e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil), que receberam as crianças com muitas brincadeiras e atividades lúdicas.


Na Escola Municipal Profª Josinete Holler, na Vila A, os estudantes foram recepcionados pela equipe pedagógica e super-heróis bastante conhecidos. O Homem Aranha e o Capitão América deram as boas-vindas e fizeram a festa com as crianças. “É um momento de alegria e descontração e eles gostam muito. Todos estavam ansiosos para a volta às aulas”, disse a diretora Alexandra Miranda.


Pais de alunos também elogiaram a iniciativa. “Essa festa é um incentivo para que eles voltem mais animados. Esperamos que eles façam um bom retorno e que seja tranquilo”, disse Elizeu Becker, pai do aluno João Vitor, do 1º ano. Adriana Fernandes conta que a filha, Valentina, de 7 anos, estava ansiosa pelo retorno. “Ela nem queria ter férias, essa noite nem dormiu direito. Ela está feliz com o retorno e essa foi a melhor recepção” comentou.


Segundo semestre


A secretária da educação, Maria Justina da Silva, acompanhou o retorno dos alunos e adiantou informações sobre o planejamento pedagógico do segundo semestre. De acordo com ela, os próximos seis meses serão marcados pela recomposição de aprendizagens, o reforço nas aulas de português e matemática no contraturno escolar, a continuação dos projetos de inglês e espanhol e o início das aulas de robótica.


“Até agora, trabalhamos com a recuperação de conteúdos. Neste segundo semestre vamos fazer a recomposição, o que significa impulsionar as habilidades e competências dos alunos, priorizando a leitura, a escrita e a resolução de problemas, minimizando assim os impactos que a pandemia causou”, explicou.


Para que as metas sejam atingidas, professores, coordenadores e diretores passam por formações constantes, que estimulam a prática pedagógica e auxiliam a identificar as principais dificuldades dos alunos. “Sabemos o quanto a pandemia prejudicou o desenvolvimento das crianças, por isso trabalhamos com o planejamento adequado para a recuperação de conteúdos e o trabalho no contra turno escolar, com reforço de algumas disciplinas. O primeiro semestre foi muito importante e agora retomamos para fechar o calendário escolar da melhor forma possível”, disse Justina.


Mais novidades


Os dez novos ônibus do transporte escolar adquiridos pela Prefeitura de Foz do Iguaçu começaram a circular hoje para atendimento aos alunos da rede municipal. Nesta terça-feira (26) também será inaugurado o Cmei Rosa Cirilo de Castro, no Profilurb II, que atenderá mais de 180 crianças de até 3 anos. Em breve, a Secretaria Municipal da Educação dará início ao período integral na Escola Gabriela Mistral; as obras de reconstrução da unidade estão em fase final e devem ser concluídas até a próxima semana.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=50577

0 visualização0 comentário