top of page

Alunos da Rede Municipal conhecem o universo da arquitetura com ajuda da Turma da Mônica


Projeto do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) ensina as crianças sobre a importância da profissão de arquiteto e urbanista para o desenvolvimento das cidades e até mesmo para a saúde das pessoas


Mágico e encantado! Ninguém duvida que o mundo das crianças pode ser definido assim. Mas como apresentar um universo fantástico e cheio de conhecimento para os pequenos? Foi com essa pergunta em mente que uma equipe do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) colocou em prática o CAU Educa Paraná, projeto que mostra o universo da profissão de arquiteto e urbanista para estudantes de 6 a 10 anos.


Com aulas lúdicas, que duram cerca de uma hora, os alunos de 1º e 2º anos das escolas municipais Dirceu Lopes e Acácio Pedroso conheceram a importância da Arquitetura e Urbanismo para a saúde das pessoas e para o desenvolvimento das cidades. “As crianças precisam crescer entendendo que é possível mudar para melhor o ambiente onde vivemos. Elas podem ser os agentes de transformação. As aulas são divertidas e repletas de interação, já que o público infantil é muito curioso”, afirma o gerente de Fiscalização do CAU/PR, Gesse Lima. Aproximadamente 150 crianças participaram das atividades, desenvolvidas na semana passada.


Em parceria com o CAU/PR, o Instituto Maurício de Sousa desenvolveu um gibi especial com os personagens da Turma da Mônica para abordar o tema Arquitetura e Urbanismo, material que é utilizado nas aulas. Foram impressos 100 mil exemplares da história em quadrinhos exclusiva para serem distribuídos a milhares de alunos de escolas paranaenses e também em ações sociais desenvolvidos pelo instituto no país.


O roteiro da história desenvolvida tem como fio condutor a mãe da Mônica. Pouca gente sabe, mas desde a criação da personagem, Dona Luísa é a única das mães dos principais integrantes da turma que, além de dona de casa também atua como arquiteta e urbanista. O gibi ainda tem atividades e jogos que destacam a Arquitetura e Urbanismo com os personagens da Turma da Mônica. É um passatempo que conscientiza a criançada brincando.


Durante as aulas, a importância do sol para a construção é abordada através da construção de um bairro de maquete “Nós apagamos as lâmpadas da sala de aula e fazemos de conta que o sol é a luz da lanterna do celular. Segurando o telefone, fazemos alguns movimentos com as mãos e explicamos a posição do nosso principal astro no inverno, no verão e nas outras estações do ano. Só com isso, por exemplo, os pequenos já conseguem entender como a luz solar é fundamental para as habitações e interfere especialmente na qualidade de vida das pessoas”, explica Gesse Lima.


Desde 2021, o CAU Educa passou por dezenas de escolas paranaenses e já atendeu milhares de crianças em todas as regiões do estado. O presidente do CAU/PR, Milton Zanelatto, participou de algumas dessas ações. Ele lembra que o projeto também tem a missão de conscientizar os pequenos alunos sobre os direitos de cada cidadão. “Pode ser que andando pela cidade, a criança encontre uma caçamba cheia de resíduos de material de construção em cima da calçada. Ela teria de desviar e correr o risco de andar pela rua para passar pelo trecho onde estaria colocada irregularmente essa caçamba. Nessa hora, a criança pode mostrar o erro para os pais e alertar que é possível denunciar a situação”, exemplifica o presidente do órgão de fiscalização federal.


https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=53010

0 visualização0 comentário
bottom of page