Ação de limpeza no Jardim São Luiz recolhe mais de dez toneladas de resíduos inertes


Iniciativa fez parte das ações da campanha Dia Lixo Zero, visando promover a conscientização sobre o descarte correto


No último sábado (14), uma ação comunitária de limpeza no Jardim São Luiz recolheu 10.630 toneladas de resíduos inertes. Os moradores levaram os materiais, como entulhos, restos de construção civil, sucatas e madeiras, até caçambas instaladas em pontos estratégicos pela Prefeitura de Foz do Iguaçu.


O trabalho integrou a campanha nacional Dia Lixo Zero, realizada simultaneamente em outras 180 cidades do Brasil, e foi promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Câmara Municipal. O objetivo da ação é incentivar novas práticas para o descarte correto do lixo, a reutilização e outros hábitos sustentáveis.


A secretária de Meio Ambiente, Angela Meira, reforça que grandes ações como essas são feitas para influenciar e conscientizar a população sobre uma prática que deve ser diária.


“O município possui todas as alternativas para que o cidadão não jogue esse lixo em locais irregulares. Nossas ações facilitam esse descarte, mas é preciso que todos façam a própria parte e contribuam com o meio ambiente. ”, disse.


Descarte correto


Para que o descarte de resíduos seja feito da forma correta, a Prefeitura de Foz lançou diversos programas ambientais, como a Coleta Seletiva, que contempla 100% do município e semanalmente passa por todos os bairros para recolher recicláveis como: papel, vidro, plástico, metal, óleo vegetal e cartuchos de impressora.


Já materiais inertes, como os recolhidos na ação, podem ser levados até o Aterro Sanitário, sem custo algum para o pequeno gerador. Pneus, lâmpadas, tintas, solventes, vidros planos, pilhas, embalagens de óleo automotivo, baterias entre outros, devem ser devolvidos no local de compra ou entregues em pontos de coleta específicos.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia-48494

3 visualizações0 comentário