Ação de limpeza no Jardim Duarte recolhe resíduos acumulados em área pública


Equipes da prefeitura recolheram sofás, colchões e outros materiais descartados de maneira irregular


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou nesta sexta-feira (18), uma nova ação de limpeza em área pública. As equipes estiveram no Jardim Duarte, onde encontram uma grande quantidade de resíduos acumulados, como sofás, colchões, roupas e entulhos de construção.


O local é monitorado constantemente pela pasta por ser uma área verde com a presença de nascentes, e já havia sido limpo há pouco mais de um mês, em 1º de fevereiro, entretanto, “o cenário se repetiu”, conforme contou a coordenadora da Divisão de Resíduos Inertes, Adriana Fuzetti.


“Nosso trabalho tem sido frequente para cuidar de espaços públicos, principalmente em áreas de matas ou nascentes. Mas pedimos novamente para que a população nos ajude e faça a própria parte, não despejando resíduos em uma área como essa”, alertou Adriana.


A Secretaria de Assistência Social também integrou o trabalho, para dar auxílio aos moradores de rua que residem na área. Os assistentes sociais ofereceram estadia nas casas de passagem do município. A ação teve apoio ainda da Guarda Municipal.


Denúncias


A população também pode contribuir com denúncias, caso encontre locais com lixo acumulado ou pessoas descartando resíduos irregularmente. Os relatos podem ser enviados pelo aplicativo 156 Foz.


Locais para descarte correto


A Secretaria de Meio Ambiente reforça que todos os materiais recolhidos possuem locais para a destinação correta no município. Semanalmente, a Coleta Seletiva passa pelos bairros para recolher resíduos recicláveis como: papel, vidro, plástico, metal, óleo vegetal e cartuchos de impressora. Os materiais devem ser dispostos em frente à residência, já limpos, para evitar mau cheiro ou que sejam atraídos por insetos.


Galhos, entulhos e restos de móveis devem ser levados ao aterro sanitário, sem custo para os pequenos geradores. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também distribuiu caçambas para o descartes desses materiais em todas as regiões da cidade. As localizações dessas caçambas podem ser consultadas por meio do aplicativo 156 Foz.


Pneus, lâmpadas, tintas, solventes, vidros planos, pilhas, embalagens de óleo automotivo, baterias, entre outros, devem ser devolvidos no local de compra ou entregues em pontos de coleta específicos.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=49852

2 visualizações0 comentário