16ª Feira Internacional do Livro recebe autor Marcelino Freire nesta sexta-feira, 26


Freire será a atração surpresa da edição. Ele venceu o Prêmio Jabuti com o livro “Contos Negreiros”


O palco principal da 16ª Feira Internacional do Livro terá a honra de receber nesta sexta-feira, 26, o autor Marcelino Freire, outro vencedor do Prêmio Jabuti, o mais tradicional do setor literário brasileiro. O bate-papo com o escritor será às 18h30, com participação presencial.


Marcelino Freire nasceu em Sertânia (PE), e é conhecido por suas obras, constantemente adaptadas para o teatro, e pela atuação como professor de oficinas de criação literária, além de produtor cultural.


Entre as principais obras do autor está “Contos Negreiros”, com o qual foi vencedor do Prêmio Jabuti, livro também publicado na Argentina e no México. Em 2013 lançou, pela Editora Record, o romance “Nossos Ossos” (Prêmio Machado de Assis), também publicado em Portugal e ainda na Argentina e na França.


Freire é o criador e curador da Balada Literária, evento que acontece desde 2006 em São Paulo. Em 2018, lançou o livro "Bagageiro", reunindo o que ele chama de "ensaios de ficção" (Editora José Olympio). Recentemente lançou "Ossos do Ofídio", com ensaios breves a partir do seu blog homônimo. Neste mês de novembro foi lançado o "Seleta" com contos de sua autoria.


Lançamento de autores locais


A sexta-feira também será marcada pelo lançamento de livros escritos por autores e jornalistas iguaçuenses. Digão Monzon lança “Esquina da Paraguaçu” e Bruno Zanette “O Ano em que o Foz Cataratas Conquistou o Brasil”. O evento começa às 19h no Espaço Domo.


O livro “Esquina da Paraguaçu” apresenta um retrato dos anos 90 na cidade de Foz do Iguaçu, onde personagens e locais reais se misturam em situações “não tão verídicas” no universo recriado pelo jornalista.


Já “O Ano em que o Foz Cataratas Conquistou o Brasil” conta a história do título da Copa do Brasil de Futebol Feminino, vencida pelo Foz Cataratas. Em 2021 completam dez anos da conquista histórica, e Zanette aproveitou para detalhar cada partida, além de curiosidades sobre a equipe.

0 visualização0 comentário