10 anos do #CataratasDay terá muitas comemorações, no Brasil e Argentina


Foi em 11 de novembro de 2011 que as Cataratas foram consagradas como uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza


Brasil e Argentina comemoram no próximo dia 11, quinta-feira, o Cataratas Day. Foi neste dia, em 2011, que as Cataratas do Iguaçu foram consagradas como uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza, título conquistado por votação popular, numa campanha mundial que durou quatro anos, coordenada pela fundação suíça New7Wonders.

Para comemorar os 10 anos da conquista, as instituições que compõem a Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu, juntamente com o Instituto ICMBio e com a Cataratas S.A, preparam uma programação especial, que será veiculada pelas mídias sociais do Destino Iguaçu, com ações oficiais e culturais.

Como já virou tradição no dia 11 de novembro, moradores de Foz do Iguaçu poderão visitar gratuitamente o Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas, mediante comprovação de residência. No lado argentino, também haverá uma programação especial. Serão distribuídas plaquinhas com a hashtag #CataratasDay para que todos possam compartilhar fotos e vídeos nas redes sociais.

“Para nós de Foz do Iguaçu as Cataratas do Iguaçu sempre foram uma maravilha. A eleição deu oportunidade de todos afirmarem isso através do voto. Agora, a cada ano dessa conquista, vemos as mídias sociais inundadas de pessoas com imagens incríveis nesse que é um dos atrativos mais importantes do planeta. A região trinacional se orgulha disso”, comenta Yuri Benites, presidente do Conselho Municipal de Turismo – Comtur.

O secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli, afirmou que foi uma conquista que precisa ser sempre comemorada. “Foi uma grande vitória para a região trinacional. Um feito alcançado em conjunto com a sociedade e as instituições que representam o turismo. Agora, no dia 11, vamos todos postar fotos com a #CataratasDay e comemorar essa conquista e divulgar essa Maravilha que temos na cidade”.

Patrícia Iunovich, superintendente de Comunicação Social e Turismo da Itaipu Binacional, empresa que faz parte da Gestão Integrada e teve papel fundamental na promoção das Cataratas, afirma que este aniversário de 10 anos é mais especial ainda porque marca a retomada do turismo no Destino Iguaçu, fundamental para reerguer o setor mais importante para uma cidade com atrativos ímpares no mundo. Segundo Patrícia, o título das Cataratas veio como um reconhecimento às belezas do Parque Nacional do Iguaçu, símbolo de preservação ambiental e da riqueza da flora e da fauna da tríplice fronteira.

Para o presidente do Visit Iguassu a data é tão histórica quanto a conquista. Felipe Gonzalez diz que a campanha possibilitou ações em conjunto entre os lados brasileiro e o argentino. Isso demonstra o poder da união de forças. “Foram quatro anos em que todos trabalhamos para colocar as Cataratas do Iguaçu no topo, e assim transformarmos um cenário, que sempre foi espetacular para nosso visitante, em uma Maravilha”.

Enio Eidt, presidente do Fundo Iguaçu se diz um vencedor com tamanha conquista. “Talvez tenha sido uma das conquistas mais emblemáticas da Gestão Integrada do Turismo, e devemos sempre comemorar, a realidade é que somos um destino do mundo, e temos que construir nossas ações para os cinco continentes todos os anos. Esta visão implantada lá atrás, foi possível com a união das instituições. Me sinto sempre vencedor por ter contribuído para este arranjo que fez e faz história.

Na avaliação do presidente do Sindhotéis, Neuso Rafain, “a eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza foi fundamental para o fortalecimento do Destino Iguaçu. Todo o processo, passando pela união do trade brasileiro e argentino, campanha de mobilização da população, votação dos internautas e eleição, levaram o atrativo para mundo afora. E somou uma nova marca ao Patrimônio Natural da Humanidade. São valores que hoje fazem toda a diferença na promoção turística da nossa região trinacional”.

O Diretor do Visit7Wonder, de Puerto Iguazú, Marcelo Almada, comenta que “é muito importante recuperar a visibilidade do Destino como emblema da Natureza escolhido por mais de 500 milhões de pessoas em todo o planeta. Depois de dois anos de pandemia, as pessoas querem viajar novamente e comemorar este aniversário e mostrar as Cataratas do Iguaçu ao redor do mundo, com o #CataratasDay é muito importante apoiar esse objetivo".

José Ulisses dos Santos, responsável pelas áreas de Uso Público e Gestão Socioambiental do Parque Nacional do Iguaçu, comenta como é importante conhecer para auxiliar na preservação. “O Cataratas Day comemora uma campanha que colocou o atrativo Cataratas do Iguaçu em evidencia no mundo todo, isso é mais que um motivo para comemoração, pois é preciso conhecer para preservar. É muito importante que todos saibam o que são esses conjuntos de quedas e o tamanho do privilégio que é ter um Parque como o Nacional do Iguaçu”

10 horas no ar

No dia 11, haverá uma ação inédita: uma Live, diretamente do Parque Nacional do Iguaçu, apresentará a história da campanha que uniu brasileiros e argentinos. Irá também mostrar como funciona a visitação no Parque Nacional do Iguaçu, sua importância para a região e os fatos e atrativos que o tornam único no mundo, dividido entre dois países. A live abordará ainda o que Foz do Iguaçu tem a oferecer além das Cataratas do Iguaçu; contar a importância do Parque Nacional do Iguaçu para a região; fatos históricos; atratividades dentro do Parque Nacional; e o que Foz do Iguaçu oferece para os visitantes, em 10 horas de conteúdos sobre o Destino Iguaçu.

Com a participação de vários convidados, a Live do Cataratas Day irá relembrar a união de esforços de todos em prol de algo que hoje já é reconhecido como um fato histórico importante para o turismo regional. A live será transmitida pelas mídias digitais oficiais do Destino e de diversos atrativos da cidade.

Serão utilizadas as seguintes plataformas de comunicação para a divulgação ao vivo:

https://www.instagram.com/visit.iguassu/

https://www.instagram.com/fozdestinodomundo/

https://www.facebook.com/FozdoIguacuDestinodoMundo

https://www.facebook.com/institutovisitiguassu

(possivelmente em outros parceiros que serão anunciados)

Lado de lá

Em Puerto Iguazú, na Argentina, as comemorações serão divididas em dois dias. No último domingo (07), aconteceu uma Maratona da Trilha do Iguaçu, com saída do Parque Nacional do Iguaçu e chegada e premiação no Marco das 3 Fronteiras, também no lado argentino. Naquele local, haverá ainda a “Rota do Desenho Missionário”, com encerramento da festa pelo grupo musical "Amar Azul".

No dia 11/11, haverá muitos reposts com a hashtag #CataratasDay, mostrando fotos e vídeos dos visitantes nas Cataratas. Também está previsto o plantio de árvores nativas no Parque Nacional do Iguaçu e um grande brinde à celebração do Cataratas Day.

2 visualizações0 comentário