Redação Portal Fronteiras

19 de out de 20212 min

Secretário Nacional de Trânsito apresenta app para validar novos documentos digitais nas fronteiras

Frederico Carneiro participou da reunião do Comando Tripartite nesta segunda-feira, 18, e detalhou todas as funcionalidades da plataforma que pode ser usada por agentes dos três países

A validação dos novos documentos digitais dos condutores e dos veículos brasileiros em fiscalizações de fronteira pautou a primeira reunião presencial do Comando Tripartite desde que iniciou a pandemia da covid-19. O encontro aconteceu nesta segunda-feira, 18, com a presença do secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, e de representantes de segurança e trânsito do Brasil, Paraguai e Argentina.

Na oportunidade, Carneiro apresentou o aplicativo VIO, pelo qual os agentes de trânsito dos três países podem fazer a verificação e validação da autenticidade do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico, CRLV Digital, por meio de um QR code e ter em mãos todos os dados dos veículos e dos condutores, também a CNH Carteira Nacional de Habilitação que passou a ser Digital, pode ser conferida pelo mesmo APP VIO.

O secretário esteve em Foz do Iguaçu para participar do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação 2021, organizado pela Polícia Rodoviária Federal, e aproveitou a temática do evento para divulgar aos membros do comando todas as funcionalidades do aplicativo e articular a divulgação mais ampla nos três países.

“Tivemos alguns relatos de dificuldade para a aceitação dos documentos digitais em algumas cidades do Paraguai e Argentina. Sabemos que a pandemia dificultou um pouco a divulgação, mas com toda a certeza teremos uma aceitação muito melhor, principalmente pela apresentação ter sido feita em um evento tão importante que Foz está recebendo”, disse Carneiro.

União entre os países

O superintendente do Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu, Licério Santos, comentou a importância do trabalho conjunto entre os países para facilitar todas as fiscalizações em zonas de fronteira.

“Trata-se do princípio da reciprocidade. Isso baseia todos os encontros do comando. Com esse apoio conjunto, criaremos um ambiente amistoso entre os países e consolidaremos os novos modelos digitais de CNH e CRLV. Para nós é uma honra sediar um encontro de tamanha importância”, destacou Licério.

Como encaminhamento dessa reunião, segundo ele, ficou agendado para o início de novembro um novo encontro para mais detalhamento dos procedimentos de fiscalização, com a presença de outras cidades que fazem fronteira com Foz do Iguaçu.

Também estava presentes no encontro o diretor-geral substituto da PRF, Jean Coelho; o inspetor chefe da PRF de Foz do Iguaçu, Marcos Pierre; o diretor de Operações do Detran Paraná, Adriano Marques Furtado; e o delegado da Polícia Federal, Fábio Tamura, representante oficial do Brasil no Comando Tripartite.

    40
    0