Redação Portal Fronteiras

20 de jan de 20222 min

Ataques de piranhas não são exclusividade do Balneário Jacutinga

Incidentes são comuns também nas demais prainhas artificiais dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu; frequência aumenta em período de Piracema

Recentemente, uma matéria divulgada pelo 3º Comando Regional de Bombeiro Militar do Paraná (CRBM-PR) sobre os perigos e cuidados com ataques de piranha nas praias dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, trouxe um tom injusto a respeito do Balneário Jacutinga, prainha artificial de Itaipulândia.

A matéria atenta que, “desde o início do Verão Paraná – Viva a Vida, na região Oeste do Estado, foram registrados 28 ataques”, dos quais “a maior incidência foi registrada na praia de Jacutinga, em Itaipulândia”. Contudo, alguns fatos informados pelo comandante do Verão Paraná – Viva a Vida pelo Corpo de Bombeiros da Costa Oeste, tenente Misael Duarte, infelizmente, foram transmitidos de forma equivocada. Acompanhe:

Fato 1: Para afirmar que a maior incidência de ataques de piranha tenha sido no Balneário Jacutinga, é necessário ter em mãos também os registros das outras cidades que abrangem o Lago de Itaipu, conforme aponta o 3º CRBM-PR e, seria mais justo também divulgar os ataques nas outras prainhas;

Fato 2: Não foi o Corpo de Bombeiros quem instalou as placas de orientação com relação aos ataques, conforme aponta o tenente, mas sim a Administração Municipal de Itaipulândia, com o apoio do Corpo de Bombeiros;

Fato 3: Da mesma forma, a prefeitura é responsável pela aquisição e instalação da rede: os profissionais do Corpo de Bombeiros apoiaram e ajudaram na instalação, mas quem realizou o investimento foi a Administração Municipal. A rede possui 200 metros de extensão e a prefeitura licitou a compra de mais 300

metros, o que irá garantir 70% de área de banho protegida contra o ataque de piranhas;

Fato 4: A matéria não cita outros municípios, dando ênfase nos ataques ocorridos em Itaipulândia, sendo parcial neste contexto e prejudicando a imagem consolidada que o Balneário Jacutinga possui como excelente lugar para lazer com a família e os amigos, além de completa infraestrutura.

Fato 5: Corretamente, a matéria observou que “o aumento do fluxo de pessoas nas praias de água doce da região e também o período de Piracema (temporada de reprodução dos peixes), que teve início em 1º de novembro e segue até 28 de fevereiro de 2022, foram os motivos desses incidentes”.

REFERÊNCIA LINDEIRA

O Balneário Jacutinga é conhecido internacionalmente por oferecer condições de excelente infraestrutura: além de 700 metros de orla, com 200m protegida para banho, há banheiros novos, playground para as crianças, academia ao ar livre, quiosques, churrasqueiras, mesas com bancos, água potável encanada e energia elétrica. Há pousadas, casas de veraneio e mercados próximos, o que facilita ainda mais o acesso e hospedagem dos turistas.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Turismo e Lazer pelo telefone (45) 3559-8037 ou no Paço Municipal Tancredo Neves, na Rua São Miguel do Iguaçu, 1891. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17 horas.

    60
    0